sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Primeira turma Profebpar de Imperatriz recebe grau de licenciados em Ciências Sociais e Matemática

Para muitos formandos essa é mais uma conquista e a realização de um sonho que se perdura por todo o tempo.



IMPERATRIZ - Atravessar pontes e seguir uma estrada sem asfaltos não foram fatores suficientes para tirar o sonho de pessoas que, assim como Valdirene de Jesus Brito, pensam em crescer, em se qualificar e melhorar a educação da região, na qual lecionam e residem. Valdirene mora em João Lisboa e trabalha no município de Buritirana, localizado a 75 quilômetros da cidade de Imperatriz. Ela relata que não foi fácil concluir o curso porque teve que ultrapassar muitos obstáculos para vencer as dificuldades. 

Valdirene lembrou um episódio em que ela e outros colegas de turma iriam fazer uma avaliação de Fundamentos da Matemática II, quando, uma ponte de aproximadamente 200 metros que liga Buritirana a Imperatriz caiu no momento de sua travessia e de seus colegas, impedindo a passagem de todos. “O desespero foi grande. Só havia dois métodos para atravessar o Rio Tocantins, ou nadando ou pegando um catamarã, mas ele balançava demais. Com muita fé e oração conseguimos chegar até Imperatriz. Além disso, muitos colegas que vinham de outras cidades sofreram acidentes na estrada. Foi um desafio. Poderia dizer que foi uma prova ‘cruel’, mas conseguimos vencer. É por isso que hoje estamos aqui”, desabafou. 

A recém-formada afirma que, mesmo com todos os obstáculos enfrentados, o sonho de vencer foi maior, e assim a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Assessoria de Interiorização, concretiza o sonho de outros formandos, concedendo o grau para 12 Licenciados em Ciências Sociais e 18 em Matemática do Programa de Ações Articuladas do Plano Nacional de Formação de Professores (Profebpar). 

A solenidade foi realizada ontem, 21, em Imperatriz. Foi a primeira colação de grau do Programa no município e a segunda turma em relação ao programa no Maranhão. A primeira turma geral a receber o grau foi no município de Santa Inês, numa solenidade realizada na última terça-feira, 20. 

O formando Francisco Carlos Carvalho da Silva, da Licenciatura em Matemática, orador oficial da solenidade, ressaltou a importância em receber o título de licenciado em uma das melhores universidades do Brasil. “Em nome dos demais formandos gostaria de agradecer a Assessoria de Interiorização, aos docentes e, de uma forma geral, a toda Universidade Federal do Maranhão, que nos recebeu, acolheu e deu toda assistência e auxílio, no momento em que a educação passa por modificações e adaptações com o uso das novas tecnologias. Daqui pra frente nosso trabalho é levar esse conhecimento, melhorar a nossa educação e estar sempre atualizados junto à sociedade. Somos muito gratos a UFMA por ter nos proporcionado este momento”, declarou. 

Da mesma forma, para cumprimentar os formandos, o professor do Curso de Matemática, Hilkias Jordão de Souza, paraninfo oficial, parabenizou a todos por mais esta conquista, destacando o valor desta festividade não só para os formandos, mas principalmente para os familiares. “Nós professores queremos que a partir deste momento solene e único, os formandos assumam a postura de profissionais graduados, honrando sua classe e contribuindo para a elevação do nível cultural da sociedade”, disse ao ressaltar que os formandos devem ser empreendedores, compromissados e determinados no exercício profissional de suas licenciaturas. Também ressaltou que os formandos não podem esquecer em nenhum momento de suas responsabilidades que a profissão exige para lidar com a sociedade e o meio ambiente. 

Segundo a Assessora de Interiorização, Cenidalva Miranda Teixeira, que estava representando o Reitor Natalino Salgado, a Universidade é uma instituição de ensino público que se importa com a construção de projetos para a educação superior, que devem ser incorporados junto às suas ações cotidianas, focadas no Ensino, na Pesquisa e na Extensão. “Quero parabenizá-los porque todos nós sabemos das dificuldades que vocês tiveram que superar para concluir o curso e servir à sociedade na perspectiva de melhorar a qualidade do ensino básico”, analisou. 

A Assessora falou, ainda, que milhares de pessoas não têm sequer direito à informação, ao conhecimento, à cultura, à educação e, enfim, aos bens civilizatórios mais simples, como saber ler e escrever. E, no final, desejou que esta ascensão à elite intelectual do País não tire de nenhum a visão do compromisso e que os formandos sejam guerreiros na construção de um mundo mais justo, solidário e inclusivo. 

Interiorização em números 

Em 2010, a UFMA lançou 13 novos cursos de licenciaturas (Ciências Humanas, Ciências Naturais e Linguagens e Códigos), distribuídos pelos câmpus de Bacabal, Codó, Grajaú, Pinheiro e São Bernardo, juntando-se ao campus de São Luís, Imperatriz e Chapadinha, além do campus de Balsas, em fase de implantação. 

A UFMA atualmente desenvolve os projetos e programas como o Proeb, existentes em 13 municípios com 1.858 alunos; Profebpar, em 18 municípios com 2.990 alunos presenciais; Procampo com o curso de formação superior em Educação do Campo com 120 alunos e o Pronera, com 120 alunos com o Curso de Pedagogia da Terra. A UFMA dispõe também de curso de graduação e pós-graduação (especialização e mestrado), na modalidade a distância, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), presente em mais de 22 municípios, preparando e qualificando a formação dos docentes do Maranhão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário