quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

ELEIÇÕES DE 2014 ESTA VINDO AÍ - ( O Analfabeto Político )

É comum em época de eleição, amigos que sempre disseram detestar política tentarem convencer-nos a não votar no candidato X, por isso ou aquilo, sugerindo alguém melhor, por que é de sua simpatia, etc.
Quando rejeitamos a sugestão, rapidamente o nosso interlocutor começa ensinar-nos a política, vista com seus olhos, naturalmente.
Entretanto, o problema neste assunto é mais sério do que se pensa. Não se trata se este ou aquele candidato é bom ou ruim. O que vem à tona é o total desconhecimento do básico nesta questão, revelando o analfabetismo político daquele que faz a crítica.
Analfabeto político, não é aquele que não quer saber de política.  Este é apenas um desinteressado, embora, talvez, não necessariamente, seja um analfabeto neste tema.
Analfabeto político, é aquele que gosta, e quer falar de política, mas não conhece o básico necessário ao entendimento do assunto, e sendo assim, tudo o que sabe fazer, é falar mal do governo, dos candidatos, e dos partidos políticos.
Quando deparo-me com uma situação destas, mas sem querer ofender o amigo que pensa entender de política, após ouvi–lo pacientemente, digo-lhe assim:
__ Amigo, alguém para discutir futebol, precisa conhecer pelo menos o básico sobre as táticas e técnicas deste esporte, assim como alguém para falar de computadores, precisa conhecer o básico em informática. Não é diferente com a política, pois precisamos saber o básico sobre o tema, ou não teremos crédito.
Responde-me o amigo:
__ Mas qual é o básico da política?
Satisfazendo a curiosidade, digo-lhe:
__ O básico em política, é sabermos qual é o sistema de governo, qual é o regime e quais são os poderes.
Ouvindo isso, o amigo rapidamente observa:
__ Pois é, não sei, o sistema acho que é democracia, o regime é … esqueci. São três poderes, mas não lembro agora, sei que um é o executivo, mas não sei o que eles fazem.
A esta resposta dele, eu acrescento:
__ Pois é, veja bem, estamos aqui a querer conversar de política, mas não sabemos o básico. É melhor mudarmos de assunto e pararmos de fazer críticas, pois não conhecemos este tema.
Claro que eu sabia…  Minha intenção era apenas fazer meu amigo enxergar, que ele não conhecia o básico, que era um analfabeto político, …  mas sem magoá-lo.
Meu amigo retrucou:
__ Mas não votarei no candidato do Presidente, ele ficou tanto tempo lá e nunca fez nada, etc., etc., etc.
E eu respondi:
__ Amigo, falar mal do Presidente não é entender de política. Com isso, apenas demonstramos nossa antipatia, movida quase sempre, por questões pessoais;  muitos acham que este Presidente fez o que outros nunca fizeram.
Com isso, encerramos o assunto.
E você, sabe responder estas três questões básicas para entender a política?
Não sabe? Não se envergonhe.
A maioria da população também não sabe, e por culpa dos governos que tiraram das escolas básicas, as aulas sobre OSPB (Organização Social e Política do Brasil).
Ahhhh! Você sabe!
Ótimo, sugiro então que  não fique a discutir política com a maioria que não sabe nem mesmo o básico, mas pensam que sabem. O ser humano é prepotente por natureza, e pensa entender de política apenas porque vota.
Conclusão
Quem não sabe nem mesmo qual o sistema de governo do Brasil, qual é o regime e quais são os poderes … que fique calado, pois não sabe nada do assunto e só falará bobagens.
Desculpem a franqueza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário