quinta-feira, 12 de setembro de 2013

O EXCESSO DE CONHECIMENTO E A SIDROME SPA

A educação não tem perdido a qualidade apenas pela desvalorização do professor. Diversos outros fatores têm contribuído com essa crise educacional, os programas de ensino também possuem uma grande parte de culpa, pelo fato de muitas informações inúteis. Com isso os alunos se tornam estressados e acomodados. Os professores de alguma forma estão cansados com o método de ensino, no mundo inteiro a educação tem vivido em crise, pois o sistema da educação tem imposto ao professor uma forma de ensino engessado, ou seja, o programa não leva em consideração que em uma classe os alunos possuem personalidades distintas. Dessa forma o mestre não pode de maneira nenhuma modificar o programa. O educador tem tido obrigação de levar ao aluno o conhecimento pronto, onde deveria fazer com que o aluno tivesse o interesse em buscá-lo, ou seja, a resposta para as suas dúvidas.

Com isso os alunos tornam-se pessoas fracassadas, doentes, sem objetivos e sem sonhos. O professor hoje esta mais pra servo do que para poeta da vida. Os pais passaram a providenciar tudo aquilo que o filho deseja, com a tecnologia computadores, vídeo games e televisão tem ocupado um grande tempo das crianças e jovens tirando a infância dos mesmos.
Tudo isso fez surgir uma doença denominada pelos psicólogos: síndrome do pensamento acelerado (SPA), ocasionado pelo fato de jovens e crianças receberem muitas informações e prática de menos, pelo avanço da tecnologia e conseguinte o aumento do conhecimento. Os jovens conseguem desenvolver diversas atividades ao mesmo tempo, mas o seu emocional está passado por diversas crises encontrando-se lá embaixo.
Os jovens perderam seus sonhos, suas metas, enfim seus objetivos. Devemos buscar de alguma forma resgatar e incentivar os mesmos voltar a sonhar.
AUGUSTO CURY

Nenhum comentário:

Postar um comentário