sexta-feira, 21 de junho de 2013

COELHO NETO DÁ O EXEMPLO E IMPLANTARÁ REDUÇÃO DE CARGA HORÁRIA DE PROFESSORES

Secretária de Educação de Coelho Neto Rosário Leal

A partir da primeira semana de junho, a Secretaria de Educação e Cultura – SEMEC implantará nas escolas da rede municipal e Coelho Neto uma nova estrutura de carga horária e abordagem pedagógica. 

As mudanças tem o objetivo de cumprir o que está previsto na Lei 11.378/08 em seu artigo segundo, quarto parágrafo que diz: “Na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos”.

De acordo com a Secretária de Educação Rosário Leal as mudanças já foram discutidas com a equipe pedagógica da SEMEC. “Tivemos um momento de apresentação da proposta a nossa equipe e estamos aperfeiçoando para colocá-la em execução a partir do próximo mês”, informou ela. 

PROJETO CIRANDA PEDAGÓGICA

Para garantir que os professores do campo e urbano tenham 1/3 da sua carga horário de trabalho fora do espaço escolar, a SEMEC utilizará nesse horário agentes do MAIS EDUCAÇÃO, voluntários, estagiários das universidades, faculdades particulares, agentes do departamento de cultura e agentes da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer para preencher este horário com diversas atividades pedagógicas que partirão de projetos pré-definidos e ordenados respectivamente com os seguintes temas geradores:

1.    Lixo

2.    Água e Natureza

3.    Higiene Corporal

4.    Festas Populares

5.    Lendas

6.    Relações Humanas

7.    Cultura de Paz

A proposta resume-se em alternar as atividades nas seis áreas de atuação descritas acima até que se retorne ao primeiro tema criando-se assim uma ciranda pedagógica. As áreas de atuação devem atender os temas geradores, cumprindo assim o núcleo comum.

PARCERIA

Os agentes do Mais Educação, Cultura, professores de educação física, voluntários e estagiários das universidades e faculdades particulares irão compor os recursos humanos necessários para que a “Ciranda Pedagógica”, gire em conformidade com a infraestrutura e particularidades de cada escola da rede municipal de Coelho Neto. 

Teremos também o apoio da Secretaria de Desportos e Lazer que entrar com infraestrutura física de campo de futebol, do ginásio poliesportivo Uiran Sousa, além do apoio técnico, garantindo assim que a “Ciranda Pedagógica”, nunca pare de girar.

PROFESSORES ATENDIDOS

Inicialmente todos os professores do campo e zona urbana da educação infantil e professores do primeiro ao quinto ano, serão beneficiados com um dia e meio de folga por semana que corresponderá a 1/3 da sua carga horária, em local de livre escolha que deverá ser utilizada para reuniões, realização do planejamento pedagógico (obrigatório 4 horas mensais), elaboração de atividades, diário e correção de provas, pesquisas, curso e formação continuada.

Os professores de 6º ao 9º ano, a SEMEC está realizando um levantamento da carga horária de todos os professores, após concluindo organizará uma proposta para os professores que ultrapassaram a carga horária prevista na lei 11.738/2008.

Dessa forma a cidade de Coelho Neto dá mais um passo a frente no que se refere à dinâmica e aos processos que compõe o sistema educacional. É importante garantir o que esta previsto por lei, em beneficio do professor sem que se retroceda ou prejudique o aluno e seu aprendizado.

Com contribuição do site da SEMEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário