quinta-feira, 30 de maio de 2013

Por que cursar medicina para os pobres no Brasil é quase impossível, hein?


Realmente essa questão é notória, acredito que o 1° problema é o ingresso, já que a concorrência é altíssima e o aluno menos abastado, que na maioria dos casos estudou em escola pública, fica atrás daqueles de classe média alta que estudaram nos melhores colégios e cursinhos pré-vestibular. Deixando assim o aluno pobre longe das universidades públicas, sejam elas federais ou estaduais.

2° problema é manutenção do curso, que pode chegar a ter mensalidade de 4 Mil R$, fora os livros, o que acaba por afastar os alunos mais simples do curso.


3° problema, o curso de medicina é em turno integral, ou seja, o dia inteiro! O que impede a pessoa de trabalhar, coisa que pessoa humilde alguma pode deixar de fazer.


Mas o aluno pobre pode sim estudar medicina, visto que hoje existem inúmeros meios de o faze-lo, posso citar o PROUNI na concessão de bolsas integrais em universidades particulares; as cotas que reservam vagas em universidades públicas, sejam elas estaduais ou federais, para alunos de escolas públicas, negros, indígenas e deficientes físicos; as bolsas auxilio (transporte, refeição, moradia etc) que ajudam o aluno a se manter no curso, seja na universidade particular conveniada ao PROUNI ou a universidade pública; os programas de iniciação científica, que garantem ao estudante pesquisador uma ajuda de custo que auxilia na manutenção do curso; os financiamentos estudantis que permitem que o aluno faça seu curso em uma universidade particular e só comece a pagar após 18 meses de formado ou através de sua atuação na rede pública de saúde.
Fácil não será, mas se houver compromisso com seu sonho sem dúvida a pessoa consegue!
Boa sorte!



Graduando em Administração na UFRRJ, interessado em questões acadêmicas e profissionais.
Fonte(s):

Um comentário: