quarta-feira, 30 de julho de 2014

Na zona rural de Itinga do Maranhão, alunos sofrem com falta de estrutura nas escolas, denuncia professor!

 
Uma denuncia através das redes sociais vem mobilizando sociedade e autoridades de Itinga do Maranhão, na postagem um professor do município relata através de texto e fotos, a situação desumana e precária que são tratados os alunos do povoado Bom Sossego.
Nas fotos o professor mostra a falta de estrutura inclusive de banheiros, no seu texto ele relata que as professoras afirmam que para fazerem cocô, os alunos são obrigados a ir para a "moita" por que não tem banheiro adequado para eles, "se der uma dor de barriga corre pro mato", disse a professora.  A situação é pior quando as imagens mostram o que seria a cantina da "escola" que é feita de barro e está prestes a cair encima dos alunos.
"Banheiro" da escola, só para xixi!
Como se não bastasse a falta de estrutura, o professor relata também que as professoras ganham apenas R$ 450.00 (Quatrocentos e cinquenta reais). 

Confira abaixo as fotos e o texto postadas pelo professor Zelacy Sousa que em seu perfil no Facebook diz que ele é professor de Matemática em Itinga.
Cantina e biblioteca da escola!

Sala de aula, sem comentários!

Piso da escola!
 Texto de Zelacy Sousa!
Não parece! Mais é uma escola, no povoado Bom Sossego (Vila Portuguesa) em Itinga do Maranhão. Nessa escola no matutino estudam 19 crianças do 3º ao 4° ano. Dentre as criança 2 é do maternal, ambas com 3 anos e acreditem elas sabem leem palavrinhas e conhece todos os algarismos. A professora um poço de humildade e sempre sorridente, em momento algum reclamou da precária condição em vive e trabalha. E seu salário mais uma vez acreditem são R$ 450,00. (Na ordem: a frente da escola, a porta de entrada, juntas a dispensa e a aquilo que a professora orgulhosamente chamou de biblioteca, a sala de aula e o banheiro e nós juntos com ela e seus alunos do vespertino). Quando vi o banheiro disse: Aqui só da pra fazer o n° 1 e pra fazer o n° 2, como é? Graciosamente ela me respondeu: Se der uma dor de barriga corre pro mato!!. Essa humilde professora me deu coragem.

O espaço está aberto para a prefeitura de Itinga se pronunciar sobre o caso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário