quinta-feira, 22 de maio de 2014

Depois da tragédia em Bacuri, governo estadual anuncia entrega de ônibus escolar para vários municípios


Foto Reprodução
Após um grave acidente ocorrido no município de Bacuri, há pouco mais de 15 dias,  onde oito estudantes tiveram a vida ceifada, a governadora do maranhão declarou que entregará na próxima terça-feira (20), o primeiro lote de 75 ônibus escolares de um total de 136 veículos adquiridos em parceria com o Governo Federal, por intermédio do Plano de Ações Articuladas (PAR/Estadual) no Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação. Os veículos serão entregues a 40 municípios que apresentam maior demanda de alunos residentes em áreas rurais.

Antes da entrega, todos os ônibus passaram por vistoria para a devida regularização documental, incluindo inspeção para a verificação dos itens de segurança necessários ao transporte de estudantes. O processo é realizado de forma minuciosa, atendendo aos critérios do programa do MEC.

Os veículos serão encaminhados pelo Governo às Prefeituras, que são os entes executores do transporte escolar dos alunos da educação básica (que inclui os ensinos fundamental e médio). Nesta primeira etapa, serão entregues 61 ônibus pequenos (com capacidade para 25 estudantes) e 14 ônibus grandes (capacidade para 46 passageiros).

O investimento é da ordem de R$ 29.861.280,00, recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). Os outros 61 ônibus ainda não foram entregues pelo MEC e estão sendo aguardados pelo governo.

Por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR/Estadual), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) solicitou ao Governo Federal, no ano de 2013, 200 ônibus para o transporte escolar em municípios maranhenses, sendo que desse total, 136 já tiveram entrega autorizada.

Acidente

Os estudantes morreram após a caminhonete “pau de arara” que os levava da escola para o povoado caiu em uma ribanceira, depois de bater de frente com um caminhão que transportava pedras. Cerca de 30 crianças e adolescentes eram transportadas na caminhonete, com idade entre 11 e 17 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário