sexta-feira, 21 de março de 2014

MANDA QUEM PODE E OBEDECE QUEM TEM JUÍZO. Major Eurico determina uso do capacete em São Francisco do Brejão

São Francisco do Brejão –Indicação número 002/2014 – o imbróglio continua. Teve início na sessão de sexta feira, passada, dia 14, uma ampla discussão em torno de uma indicação parlamentar de autoria dos vereadores Pascoal Branco (DEM) e Robson Canela (PSC), que solicitava do poder executivo, que pleiteasse junto ao comando local da Polícia Militar, o não uso do capacete pelos condutores de motocicletas. Na ocasião, a Indicação foi rejeitada por 4 votos a 2. No entanto, o recém-chegado Sargento A. Costa, que estava presente na sessão para ser apresentado, pelo prefeito, assumiu a responsabilidade, e liberou o uso do capacete, pelos condutores, tendo em vista que o uso do utensílio de segurança pelo carona – garupa – já estava liberado há alguns anos.
Como era de se esperar, a matéria ganhou grande repercussão, e pela mídia – em especial a digital e redes sociais, como o facebook – tomou proporções inimagináveis. Repercussão tanta que chegou a movimentar os bastidores do quartel da 5º Companhia Independente da Polícia Militar, em Açailândia. Companhia esta que é responsável pelo destacamento da PM, de São Francisco do Brejão, e outros sete municípios desta regional.
Tal desfecho trouxe, hoje, dia 21, ao município, o Major Eurico, comandante-geral da 5ª Companhia, à sessão da Câmara, e da mesma tribuna em que foi liberado o uso do capacete, oito dias atrás, determinou que a partir desta sexta feira, tanto o condutor, quanto o carona – garupa – devem usar o capacete.
“Gente, o trânsito mata que guerras. Outra coisa, o Código de Trânsito é nacional, é uma lei federal, e rege todo o país. E o nosso principal objetivo enquanto agentes da segurança pública é preservar a vida. É responsabilidade também desta Casa (Câmara) fazer cumprir as leis, fiscalizar as leis, e precisa está atenta a estes detalhes. Quero dizer aos brejaoenses: ‘usem o capacete, condutor e garupa’, pois a Polícia vai cobrar, vai fazer seu papel, e vai fazer porque é lei, e também para a sua segurança pessoal. Agradeço a todos e me coloco à disposição”, discursou Major Eurico.
Depois, o Major se colocou à disposição para questionamentos dos vereadores e de populares que estavam a assistir a sessão.
Logo após o término da Sessão, nossa reportagem ligou para o telefone móvel da PM local e mantivemos contato com o soldado Orlan. À reportagem, o soldado ratificou que a partir de hoje será realmente cobrado o uso do capacete, e que por hoje e amanhã quem porventura for pego sem o utensílio vai ser orientado, mais o melhor mesmo é sair de casa com o capacete, da forma que tem que ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário