sexta-feira, 1 de junho de 2012

Amazônia Brasileira


Conheça um pouco da história da Amazônia Brasileira e o que o seu Exército tem feito para preservá-la, desenvolvê-la e protegê-la. 
..." a Amazônia brasileira, é, hoje, uma prioridade nacional. Permitam-me, apenas a título de ilustração, mostrar-lhes algumas características dessa região:
  • área de 5,2 milhões de Km2;
  • densidade populacional de 3,2 hab/km2;
  • 1/3 das florestas tropicais da Terra;
  • maior diversidade biológica do planeta;
  • maior bacia de água doce do mundo.
A Amazônia tem sido objeto de muita controvérsia na imprensa mundial e sobre ela muitos falam, inclusive inverdades. Essa região é detentora de exuberantes fauna e flora. Suas riquezas estão praticamente intocadas e minuciosos levantamentos indicam que abriga uma das mais extraordinárias províncias minerais do universo.
Tudo isso deixa evidenciado que a Amazônia é, já há muito tempo, área estratégica de alto interesse para os brasileiros. Impõe-se a urgente necessidade de integrá-la ao ambiente nacional e articulá-la com os nossos vizinhos, também depositários desse patrimônio. Este é o motivo principal da prioridade nacional hoje emprestada à nossa Amazônia. Para ela orienta-se o destino manifesto do Brasil.
O Exército, presente na Amazônia desde o início do século XVII, vem ampliando seu dispositivo pela instalação de diversas unidades de fronteira. Tais unidades representam pólos de desenvolvimento, em torno dos quais, como ocorreu no passado, crescem núcleos habitacionais, garantidores da presença brasileira e de nossa soberania.
Essa ação pioneira e desbravadora que o Exército Brasileiro realiza, não apenas na Amazônia, mas em outras regiões do País, é , conforme já dissemos, parte intrínseca da sua missão constitucional.
Colaborando com o povoamento em áreas longínquas, proporcionando um mínimo de infraestrutura até que chegue o desenvolvimento, fornecendo serviços básicos, este trabalho silencioso é a parcela concreta de colaboração do Exército ao desenvolvimento da Nação".
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário