No município de Dom Pedro, interior do Estado do Maranhão, as crianças que não foram vacinadas no último sábado, dia 8, têm até a próxima semana (sábado dia 21) para receber a vacina contra a poliomielite.
O atendimento está sendo realizado nas unidades de postos de saúde e no Hospital Municipal. Ao todo já foram 50% da meta de crianças atendidas em apenas dois dias de trabalho.
O prefeito Hernando Macedo (PCdoB) disse que “em Dom Pedro nossa meta é vacinar 1960 crianças”. Para ele, “é muito importante que os pais tragam seus filhos, assim como eu me dediquei em trazer meus filhos. Gostaria que cada pai e mãe da nossa cidade fizesse o mesmo”.
A paralisia infantil, ou poliomielite, é uma doença viral que pode provocar sequelas permanentes nos membros inferiores, levando-os à flacidez muscular e pode até provocar a morte.
A eficácia da vacina oscila entre 90% a 95% e é administrada em três doses. Crianças portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38º ou sensibilidade a algum componente da vacina não podem ser imunizadas. O último caso notificado no país aconteceu em 1989, na Paraíba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário