sexta-feira, 29 de março de 2013

Tecnologia em sala de aula não é suficiente no Brasil

 
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“A mera presença dos objetos técnicos em sala de aula não significa necessariamente inovação. Pode até ser um grande retrocesso. O computador sozinho não faz nada”, afirma Edvaldo Couto, professor da Universidade Federal da Bahia. Doutor em Educação pela Unicamp e palestrante das duas edições do InovaEduca 3.0, SP e Recife, ele trabalha em suas pesquisas temas como cibercultura, tecnologias educacionais e criação de narrativas em ambientes digitais. Defensor assíduo do “uso de toda e qualquer tecnologia em sala de aula”, Edvaldo acredita que a Educação 3.0 será aplicada com sucesso quando alguns problemas estiveram solucionados, como a falta de infraestrutura nas escolas e a má formação tecnológica dos professores.
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Em entrevista ao Porvir, o professor abordou as questões que permeiam o uso da tecnologia na sala de aula, como isso tem sido feito no Brasil e, ainda, falou sobre as perspectivas educacionais para um futuro próximo. Confira:
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Como usar a tecnologia de forma inovadora?
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 Edvaldo Couto - A mera presença dos objetos técnicos em sala de aula não significa necessariamente inovação. Pode até ser um grande retrocesso. O computador sozinho não faz nada. A Educação 3.0 é a tecnologia de pessoas, que integra pessoas. Para usar as tecnologias digitais de forma inovadora nas práticas docentes precisamos solucionar simultaneamente três problemas:
 
1 – Melhorar a infraestrutura tecnológica. Existem escolas que receberam computadores e não têm luz elétrica ou acesso à internet. Muitas escolas não têm água potável, não têm biblioteca, não tem sequer professores. Para complicar, os computadores são em número limitado, não tem para todos. É preciso ampliar e criar novas políticas públicas capazes de construir uma boa infraestrutura tecnológica nas escolas.
2 – Melhorar o acesso à rede. A banda larga no Brasil é uma piada. É preciso investir e melhorar a banda larga, entender que conexão é uma necessidade básica da população. Os custos no Brasil, por um serviço sempre ruim, são altíssimos. Precisa reduzir drasticamente o custo e ampliar a velocidade da rede. A internet veloz precisa estar disponível nas escolas. Não pode ser um projeto de algumas escolas particulares e muito caras. Deve ser presença em todas as escolas. Em cada escola pública.
3 – Formar adequadamente os professores para a cultura digital. Muitos professores não sabem o quê nem como fazer uso das tecnologias digitais em suas práticas docentes. Não pode ser apenas um cursinho de poucos horas para ensinar a ligar e desligar aparelhos. Os professores devem ser letrados digitalmente, ter autonomia e liberdade, precisam ser sujeitos integrados na cultura digital.
Esses três pontos na verdade ressaltam que, quando se fala em tecnologias digitais não mais falamos em máquinas, mas em pessoas conectadas, fazendo coisas incríveis porque estão juntas, trabalham em parcerias, de modo coletivo. Se as pessoas não estiverem conectadas e não tiverem liberdade para discutir e criar, nada mudará na educação.
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Uma de suas pesquisas é voltada para a Narrativas de Professores nas Redes Sociais Digitais. Como elas podem auxiliar no processo de aprendizado?
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 Couto - É possível que o mais extraordinário da nossa época seja o fato de qualquer pessoa conectada a internet poder narrar a sua história, contar sobre o seu modo de ver os acontecimentos, opinar sobre um produto, discutir e difundir ideias. A Web 3.0 potencializou essa condição e permitiu a cada um narrar e publicar suas experiências. Então, as narrativas, sobretudo as pessoais, se multiplicam a cada dia nessa esfera pública que é a rede. Muitos professores vivem conetados, são incríveis narradores de si, mas sobretudo de suas práticas docentes. Essas narrativas de professores, especialmente nas redes sociais digitais, orientam, estimulam e se misturam a milhares de outras narrativas de alunos. Qualquer processo de ensino e aprendizagem se mostra mais rico e interessante em meio a essas trocas contínuas.
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Como deve ser o processo de integração desse professor na cultura das redes sociais?
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Couto - Essa é uma boa questão, porque de fato vivemos uma estimulante e sedutora cultura das redes sociais digitais. Muitos são os professores integrados a algumas dessas redes, mas poucos usam as potencialidades desses ambientes nas suas práticas pedagógicas. Esse parece ser o nosso maior desafio: incentivar professores a inovarem práticas docentes usando as redes sociais digitais. E aqui o importante não é apenas distribuir tarefas, mas, principalmente, criar e manter espaços contínuos e ativos de discussões, produções e difusões de conhecimentos.
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E como definir a Educação 3.0?
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Couto - A educação 3.0 traz as tecnologias digitais para a sala de aula para estimular a produção e a troca de conhecimentos. A ênfase não deve estar nos objetos técnicos, seus ambientes e aplicativos, mas nas interações, nas trocas, no fazer coletivo. Então a sala de aula passa a ser qualquer ambiente onde as pessoas se conectam umas as outras e criam, encontram soluções para seus problemas, enfrentam coletivamente seus dilemas. Onde tem pessoas conectadas, tem ensino e aprendizagem mediados por tecnologias digitais. O professor não é mais aquele que transmite um determinado saber pronto. Ser professor na cultura digital implica coordenar, orientar, incentivar a aprendizagem colaborativa e cada vez mais personalizada. Não se trata mais de uma mesma tarefa para todos num determinado espaço e tempo. O professor agora é aquele que coordena as atividades em torno de algum problema, ou de determinados problemas. Assim, muitos grupos, em diferentes espaços e tempos, podem trabalhar em conjunto. Cada professor, cada aluno, pode abrir uma frente de investigação e todos podem compartilhar dúvidas e descobertas. A troca contínua de experiências passa a ser um valor fundamental da Educação 3.0. Ela depende menos dos objetos técnicos utilizados e mais das articulações que são feitas. Estar conectado passa a ser a condição desse “estar junto e produzir coletivamente”.
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Como ela tem sido usada no Brasil?
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 Couto - Essas experiências estão presentes em muitas escolas no Brasil. Mas ainda não é o suficiente porque em muitos ambientes escolares o modelo transmissivo impera. Os usos frequentes das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem vão mudar radicalmente o modo como concebemos a educação. Essas mudanças já podem ser percebida onde encontramos professores e alunos engajados, motivados e prontos para enfrentar os desafios de hoje e do futuro. O importante aqui é perceber que o aprendizado se dá por meio de ações continuadas, que não se restringem às oportunidades apresentadas pelo professor, dentro de uma sala de aula tradicional. As pessoas estão cada vez mais conectadas e isso permite explorar muitas possibilidades, criar de muitas maneiras, cada um pode desenvolver o seu ritmo de aprendizagem, abrir-se para experiências sempre renovadas.
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Como seria a educação ideal para os próximos 5 (talvez 10) anos?
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Couto - Não me agrada muito pensar em certas visões tão difundidas de alunos enfileirados na frente do computador. Com as tecnologias móveis e cada vez menores as pessoas estão conectadas umas às outras por meio de muitos aparelhos. A tendência é que esses aparelhos se tornem progressivamente quase imperceptíveis. Hoje já falamos numa internet corporal. Cada corpo se conectará a outros corpos. As máquinas, como intermediárias da conexão, poderão desaparecer. Restarão as pessoas conectadas e inventivas. Essa seria a realização mais plena do ciborgue. As escolas tradicionais funcionarão ainda por muito tempo e provavelmente algumas gerações ainda lutarão por inovações pedagógicas sempre aprisionadas por burocracias na gestão escolar. Os avanços serão tímidos, mas já importantes, como alguns já citados. Viveremos ainda um bom tempo entre paredes e redes. Mas também é possível desejar e imaginar que brevemente as paredes poderão ser derrubadas e que a escola será não um lugar, mas a extraordinária rede de conexões das pessoas cada vez mais empenhadas em processos de ensino e aprendizagem colaborativos. Aí a sociedade do conhecimento será de fato construída e vivenciada democraticamente.
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Fonte: Portal Porvir e Todos pela Educação

Desmatamento alça novo voo na Amazônia

Governo divulga nova tendência de aumento do desmatamento na Amazônia. Em seis meses, uma área de floresta maior que a cidade de São Paulo desapareceu 
 


Área de floresta derrubada em Santarém (PA) para o plantio de soja ao longo da BR163 (© Daniel Beltrá / Greenpeace)
Depois de comemorar o menor índice histórico de desmatamento da Amazônia, no ano passado, a estratégia do governo para divulgar a tendência de novo aumento nas taxas foi um tanto reservada. Numa quinta-feira, às vésperas do feriado de Páscoa, os números do Deter de agosto de 2012 a fevereiro de 2013 foram finalmente apresentados, mostrando novamente um cenário com menos floresta.
Os novos dados mostram que houve um aumento significativo de 26,82% no desmate entre agosto de 2012 e fevereiro de 2013, comparado com o mesmo período do ano anterior. Em números absolutos, 1.695 quilômetros quadrados de floresta desapareceram, uma área equivalente a mais de 237 mil campos de futebol e maior que a cidade de São Paulo.
O Estado que teve o maior aumento no desmate no período foi o Maranhão, com, 121%, seguido do Tocantins (110%). Mas o Mato Grosso continua liderando a lista dos maiores desmatadores, com 734 quilômetros quadrados de floresta derrubada no período.
Apesar da má notícia, o governo continua confiante e prevê zerar o desmatamento ainda neste ano. “Vamos ganhar do desmatamento até julho”, disse Luciano Evaristo, diretor de proteção ambiental do Ibama, durante a coletiva de imprensa.
“O governo começa a colher os frutos de sua equivocada parceria com a bancada ruralista no Congresso”, disse Kenzo Jucá, da campanha Amazônia do Greenpeace. “Essa parceria culminou em uma drástica redução na proteção da Amazônia com a aprovação do novo Código Florestal, que agora mostra sua face real com a tendência de aumento do desmatamento.”
De acordo com Jucá, este é o momento de a sociedade civil se juntar para reverter esse quadro e exigir do poder público uma política não só para impedir a retomada do desmatamento, mas também para extingui-lo de nossa História.
“As empresas comercializadoras de soja e os maiores frigoríficos do país já entenderam a necessidade de estabelecer uma política de desmatamento zero, porque sabem que os consumidores não querem mais pagar por produtos associados ao desmatamento”, complementa Kenzo Jucá. “Agora é a vez de a sociedade civil se mobilizar para aprovar o desmatamento zero no Brasil e, com isso, reverter a atual agenda política ambiental retrógrada que está tomando o Congresso”, finaliza.
Junto com outras organizações, o Greenpeace colocou nas ruas uma campanha para levar a Brasília um projeto de lei de iniciativa popular pelo Desmatamento Zero. O projeto necessita de ao menos 1,4 milhão de assinaturas de eleitores brasileiros, mas quanto mais pessoas e organizações apoiarem a iniciativa, mais pressão para tornar o projeto em realidade. Já somos mais de 700 mil.

terça-feira, 26 de março de 2013

NOTÍCIAS...



Três adolescentes são apreendidos vendendo droga na porta de escola de Venda Nova

Por Clarissa Damas – Jornal O tempo (23 de junho de 2010)

Seguindo uma denúncia anônima, militares do 49º Batalhão apreenderam na noite de terça-feira (22) três adolescentes que vendiam drogas. Os garotos, que tem 17, 16 e 14 anos, foram flagrados na porta da Escola Estadual Tancredo Neves, bairro Céu Azul. Com os adolescentes, foram encontradas 19 pedras de crack e R$80 em dinheiro. Os garotos disseram que compraram a droga na Praça Sete para revendê-la aos alunos da escola. Eles foram apreendidos em flagrante e levados para a Delegacia Especializada do Plantão Interinstitucional de Ato Infracional.

Boca de fumo funcionava no caminho de escola em BH
Izabela Ventura - Repórter

A Polícia Militar descobriu uma boca de fumo que funcionava dentro de uma casa abandonada na Vila São Tomás, Região Norte de Belo Horizonte. Depois de uma denúncia anônima na madrugada desta quarta-feira (23), a PM descobriu uma grande quantidade de drogas no local.

Foram encontrados três quilos de pasta base para cocaína que, segundo a polícia, poderiam render até cinco vezes mais depois de refinada. Havia também pedras de crack, buchas de maconha, duas balanças de precisão e dois revólveres calibre 38.
Todo o material apreendido estava dentro de um sofá velho. Dois homens foram presos e uma adolescente, apreendida. Dos detidos, um homem conhecido como “Gambá” seria o chefe do tráfico na região. A casa abandonada seria de uma família que foi retirada do local à força por traficantes. Ainda segundo a PM, a boca de fumo fica no caminho de uma creche e uma escola estadual, onde passam crianças e adolescentes todos os dias. A polícia procura agora por outros integrantes da quadrilha que estariam envolvidos no esquema de tráfico.

Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/

Diretora agredida por aluno desabafa em rede social

RIO — O encontro entre um adolescente rebelde, aluno de um projeto para alunos com defasagem idade-série, e uma profissional tida como durona terminou em agressão, na última quinta-feira, na Escola Municipal João Kopke, em Piedade, na Zona Norte. A diretora Leila Soares foi empurrada e recebeu um soco no rosto após repreender um estudante de 15 anos que brincava de brigar no pátio. Leila publicou um desabafo sobre a agressão sofrida em sua página no Facebook.
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“O agressor sai de cabeça erguida, olhando para trás e rindo. Não só do agredido, mas de cada um de nós”, diz trecho do depoimento da diretora.
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— Aqui do lado de fora sempre tem briga, mas agressão ao diretor foi a primeira vez — disse Miguel Maciel, de 12 anos, aluno do 7º ano, mesma série do agressor.
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Segundo os alunos, Leila flagrou o aluno brigando de lutar com um amigo. Ela mandou que eles parassem e teria sido empurrada pelo aluno. Leila avisou que iria ligar para a mãe do jovem e para a Ronda Escolar, da Guarda Municipal. Diante da ameaça, o rapaz teria dado um soco no rosto da diretora. A diretora e o aluno foram para a 24ª DP (Piedade), onde Leila contou que o estudante, após tê-la socado, saiu rindo pelo corredor. Como estava com muita dor no ouvido, ela foi encaminhada ao Hospital Salgado Filho. Depois ela foi ao Instituto Médico-Legal fazer exame de corpo delito, que não apontou lesão externa. Mas, como ela continuou sentido dores, será feito um exame complementar.
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Segundo a delegada Cristiane Carvalho, Leila não apresentava hematomas, mas estava muito abalada. O estudante, morador do Morro do Adeus, foi autuado por fato análogo a lesão corporal. A mãe do adolescente se comprometeu por escrito a levá-lo à Vara da Infância e da Juventude, onde ele deverá ser punido com uma medida socioeducativa, que pode ir da advertência verbal à internação compulsória.
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— A mãe estava irritada e disse que não iria mais procurar colégio para ele, dando a entender que ele já tinha tido problemas antes. Ele admitiu na delegacia ter dado um soco na diretora e não demonstrou arrependimento — disse a delegada.
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Desde 2003, 53 agressões
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Em nota, a Secretaria municipal de Educação disse que o aluno foi transferido para outra escola e que aplicou o Regimento Escolar Básico do Ensino Fundamental. E disse ainda que a diretora, que está na escola desde 2009, ficará em licença por dez dias. A secretária de Educação, Claudia Costin, classificou o fato de “triste e lamentável”. Segundo dados da secretaria, desde 2003, foram registradas 53 agressões — verbais e físicas — de alunos a professores que resultaram em sindicâncias.
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Wiria Alcântara, diretora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Ensino, observa que agressões dentro de escola têm sido cada vez mais rotineiras:
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— As crianças estão muito violentas, refletindo o que acontece na sociedade. E as escolas não estão preparadas.
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Depoimento da diretora
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“Quantas vezes nos indignamos quando sabemos de casos de agressões a colegas, profissionais como nós. Mas não nos indignamos o suficiente por acharmos que ainda está muito distante...
De repente, chega a nós.
O corpo dói. Mas a dor vai passando com gelo, analgésico, remédios...
O coração, este fica tão apertado que parece que sobra espaço em torno dele de tão pequeno. Este espaço é preenchido com dor. Que não tem remédio.
(...) Sofremos nós, nossos parentes, nossos amigos, nossos companheiros.
Sofre uma sociedade inteira que vive temerosa porque não temos quem nos proteja.
O agressor sai de cabeça erguida, olhando para trás e rindo. Não só do agredido, mas de cada um de nós. Ri do erro...
Ri da sociedade que fica refém enquanto ele continuará empurrando, xingando, ameaçando, chutando, socando...
(...) Quem somos nós, Educadores? Somos aqueles de quem ri o que sai impune, olhando para trás e rindo.
Serei só mais uma? Ou a última?”
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Educação e política

quinta-feira, 21 de março de 2013

Prefeito Hernando Macedo investe em ações na área da Saúde em Dom Pedro

Prefeito Hernando Macedo
Prefeito Hernando Macedo

Terminou ontem com sucesso, e mais de 600 atendimentos, a primeira ação oftalmológica realizada pelo município de Dom Pedro. O Médico Augusto karassawa e sua equipe realizaram um trabalho de identificação da catarata e necessidade de uso de lentes corretivas. A População compareceu em massa e aprovou a ação.
Os pacientes foram atendidos em um ônibus totalmente equipado, e submetidos a vários exames, sem custo com consulta e armação. Os pacientes diagnosticados com catarata foram encaminhados para tratamento especializado.
“Parcerias como essas são sempre bem vindas, isso mostra que o prefeito da cidade estar preocupado com a saúde e o bem estar da população” Destacou a estudante Carol Feitosa, que aproveitou as férias na cidade para cuidar da visão.
Hanseníase
A Secretária Municipal de Saúde realiza a I Semana de Mobilização Nacional contra a Hanseníase, que acontece entre os dias 18 e 24 de março.
O Município, preocupado com o elevado índice de casos da doença, que subiu assustadoramente nos últimos anos, mapeou 34 casos na cidade. Para a Organização Mundial de Saúde, o numero aceitável seria de apenas 3 casos.
“Ativamos a Coordenação da Vigilância Epidemiológica que identificou um numero elevado de casos da doença. Estamos dando assistência aos pacientes com visitas em casa, informando a população dos sintomas e auxiliando na busca ao tratamento”, destacou Sandro Monteiro, Secretário Municipal de Saúde.
A Enfermeira Cristiane Cavalcante, coordenadora do Programa de Controle a Hanseníase, destaca a importância da semana, “É importante que todos participem do evento para que possamos cuidar dessa doença e diminuir o número de novos casos”.

(Com informações do Jornal Pequeno)

terça-feira, 19 de março de 2013

Promotor de Defesa do Meio Ambiente convoca secretário para explicar sobre derrubada de árvores


Domingos Cezar
“Quem for flagrado cortando arvores será preso e multado”, garantiu Tupinambá
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Açailândia - O promotor da Vara de Defesa do Meio Ambiente, Leonardo Rodrigues tupinambá, encontrava-se à serviço em São Pedro D’Água Branca, quando ao retornar a Açailândia recebeu várias denúncias sobre a derrubada sem o devido consentimento de frondosas árvores que compunham a bela feição paisagística das Praças da Bíblia e do Pedreiro Livre.
Ao constatar, pessoalmente, o crime ambiental, o promotor de justiça convocou em seu gabinete, na manhã da última quarta-feira (14), o secretário municipal de Meio Ambiente, Leonardo Queiroz, de quem cobrou explicações sobre a materialidade do fato. Para a reunião, o promotor também convidou o Major Eurico Alves, comandante da 5ª  Companhia Independente de Polícia Militar.
Na ocasião, o promotor explicou ao secretário – o que deveria serimage do seu conhecimento – que derrubar árvores, principalmente as mais frondosas, é crime ambiental, portanto, para que a pessoa não cometa dolo é necessário que faça um estudo de viabilidade técnica com profissional da área, demonstrando que aquela árvore pode causar danos, para então ser apresentado na Promotoria de Meio Ambiente.
Caso fique comprovado que aquela árvore possa causar prejuízos físicos ou materiais, ou mesmo que o proprietário precise da área para ampliar sua residência, a Promotoria então expede a licença para que a mesma seja destruída. “Quando se trata de uma árvore situada numa praça e que, é considerada pública, aí passa a ser um patrimônio da cidade”, explicou o promotor.
Por sua vez, o secretário de Meio Ambiente, Leonardo Lourenço de Queiroz, informou ao promotor que a derrubada das árvores teria sido “obra” de uma servidora da prefeitura, Armanda Ferraz, porém não chegou ao seu conhecimento, nem tampouco, ocorreu com o seu consentimento.
Leonardo Queiroz garantiu ao promotor Leonardo DSC02715Tupinambá, que ao indagar a servidora quem dera autorização para que ela derrubasse as árvores, esta respondeu sem titubear: “foi ordem da prefeita Gleide Santos”, e continuou: “portanto, senhor promotor, a ordem veio de cima e não foi minha”, justificou Queiroz.
O promotor disse que abrirá um processo para investigar quem realmente cometeu o crime ambiental e por ordem de quem, que será  punido. Leonardo Tupinambá alertou, ainda, que, “doravante, quem cometer esse e outros crimes ambientais previstos em lei e for flagrado, não tenho dúvida que ele será preso e multado”, garantiu Tupinambá.
Fonte Jornal do Maranhão

segunda-feira, 18 de março de 2013

Em Assembleia, Sindicato dos Professores de Bom Jardim (SINPROBEM) aceita proposta do Governo Municipal.

Pres. do Sindicato Elisangela (centro) e Dr. Marinel (direita)
O Sindicato dos Professores de Bom Jardim (SIPROBEM) trouxe duas propostas da Prefeitura Municipal de Bom Jardim - MA referentes a dois assuntos de interesse para os associados para a assembleia geral da classe que foi realizada no Plenário da Câmara Municipal

1º Proposta: Piso Salarial que foi aprovado na gestão anterior.
O Advogado do Sindicato Dr. Marinel disse que nao existia justificava nenhuma para o governo não atender as exigências da classe, pois o plano foi bem elaborado e aprovado pela câmara. O advogado afirma que a nova gestão não tem informação nenhuma e nenhum documento, um ato inadmissível, pois segundo ele desde o final das eleições as portas já se abririam para inciarem a transição, para ele isso é um ato de negligencia, pois existe vários mecanismo inclusive jurídicos para essa informação chegar o mais rápido possível, segundo ele, até parece que a gestão não queria mesmo "Achar" a informação, pois se não tem informação realmente não se pode pagar. Mas que depois de muita negociação o governo lançou uma proposta que poderia vir a agradar a classe.
Veja:

(Salario Base)
Piso de 1.567,00 para os professores quem tenham somente o magistério .
Curso Superior - 1.802,05 a partir do próximo pagamento.
Especialistas - 1.958,65 a partir do próximo pagamento.
Já as progressões, especializações, quinquênios entre outros somente irão pagar quando estiverem de posse dos documentos, mas  irão pagar retroativo.

2ª Proposta - Abono Salarial, referente ao dinheiro que vai cair até dia 31 de janeiro referente a 2012.
A presidente do Sindicato Elisangela afirma que apenas 60% do valor total que é 1.760.886,65 pode vim a ser pago em forma de abono, fazendo as conta um total de 1.056.528,00 poderão vir a ser rateados entre a classe, mas que primeiro a Secretaria de Educação vai conversa com a prefeita sobre o caso, para calcular o valor exato. O sindicato não abre mão do Abono Salarial.
As duas propostas foram aceitas pela maioria na assembleia.
Novos Professores Concursados

A presidente do Sindicato afirmou também que os novos professores concursados já irão receber o salario de Janeiro, quem confirmou foi a própria administração na reunião.
informações, sugestões, criticas ou alguma correção, Favor ligar no fone 9134-9343, email rafaelbj17@gmail.com ou facebook www.facebook.com/bomjardimma

domingo, 3 de março de 2013

Com Dutra e Simplício a #Rede Sustentabilidade avança no Maranhão; saiba como participar


A Caravana da #Rede (partido fundando pela ex-senadora Marina Silva) esteve durante toda esta sexta-feira, dia 1ª, no município de Caxias (MA), informando a população sobre o novo conceito político brasileiro que está em processo de criação no país.66921_509496695755383_689751465_n
“Foi excelente a passagem da Caravana da Rede pela região dos Cocais, especialmente em Caxias, onde eu, o deputado Simplício Araújo o vereador Ronaldo Chaves e alguns prefeitos participamos do Primeiro Fórum Municipal de Políticas Públicas em Esporte e Lazer com a presença de 76 secretários de esportes municipais do Maranhão”, destacou o deputado federal Domingos Dutra (ainda no PT), Coordenador Político da Rede.
A Coordenação concedeu entrevistas ao SBT Caxias e à Rádio tropical sobre a mobilização para a coleta de assinaturas na região e pediu o apoio dos moradores para que abracem a causa.
Às 17h ocorreu o encontro oficial da Coordenação na Academia Caxiense de Letras, com a presença de políticos da região, intelectuais, militantes, entidades não governamentais, simpatizantes e pessoas interessadas em entender o funcionamento da Rede. “A população de Caxias gosta de ler e estar bem informada, por isso, a Academia esteve repleta de intelectuais como médicos, empresários, escritores, políticos e, também, pelo Diretório Estudantil da Universidade Estadual do Maranhão”, relatou Wallece Raylton, colaborador da Rede, satisfeito pela superação de suas expectativas em relação ao evento que teve pouco tempo de divulgação.
Para o Deputado Simplício Araújo, Secretário Executivo Estadual da Rede, o dia foi produtivo e animador. A receptividadeentrevista das lideranças locais e da população em geral animou ainda mais a mobilização em Caxias. O parlamentar aproveitou para informar que neste sábado, dia 2, é a vez de seu município, Pedreiras, receber a Caravana da Rede.
“Acredito que a população de Pedreiras também contribuirá bastante para a criação da Rede, e terá uma significativa colaboração nesse novo momento da história política do País”, declarou o deputado Simplício Araújo ao informar que haverá uma entrega simbólica de duas mil assinaturas no município – o maior número por município já coletado. “Convido a todos os amigos e companheiros da minha querida Pedreiras a aderirem à Rede. Eu, juntamente com o deputado Domingos Dutra e demais da Coordenação Estadual da Rede estamos no Mercado Municipal coletando assinaturas de apoio. Participe!”, convida Simplício Araújo.
De acordo com o deputado Domingos Dutra, um dos fortes pontos da agenda do dia foi a reunião com Dom Vilsom Basso, bispo de Caxias, grande lutador pelas causas sociais e quem batalhou com Dutra por terras para os carentes no município de Santa Luzia.
Para o vereador Ronaldo Vieira Chaves, a população caxiense esteve satisfeita em colaborar com a coleta de assinaturas de apoio para a criação da Rede. “É gratificante acreditar em um novo conceito político brasileiro, melhor ainda é ver que Caxias se mostrou interessada em conhecer, entender e aderir a esse novo momento no Brasil”, concluiu vereador Ronaldo.
Por: John Cutrim

sábado, 2 de março de 2013

Governar para os mais pobres


Por: Flávio Dino

Nesta semana que passou, a presidente Dilma anunciou a ampliação do Programa Brasil Sem Miséria, elevando de R$ 22 para R$ 70 o valor mínimo recebido por famílias beneficiadas pelo Bolsa Família. Esse incremento custará aproximadamente R$ 770 milhões este ano, alçando o orçamento geral do Bolsa Família em 2013 para R$ 24 bilhões – o que o consolida como um dos principais aportes financeiros do Estado brasileiro, juntamente com Saúde e Educação.
Com este ato, a presidente Dilma dá um passo importante para cumprir um compromisso de campanha: retirar todos os brasileiros da condição de pobreza extrema. Com o reajuste do piso do Bolsa Família e as medidas já tomadas desde 2011 no âmbito do Programa Brasil Sem Miséria – como a Bolsa-Gestante –, já chegamos a 22 milhões de brasileiros retirados da situação de extrema pobreza.
A promessa de superar a miséria só não estará completa porque o governo terá ainda de localizar cerca de 2,5 milhões de pessoas que não constam do Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico). Para isso, o governo criou a Busca Ativa, uma ação em parceria com governos estaduais e municipais para encontrar famílias que, por desinformação ou desesperança, nunca procuraram nenhum dos programas sociais do governo federal.
Esse salto histórico para o país tem um peso ainda maior para o nosso Maranhão. As cinco décadas de domínio de um mesmo grupo sobre o poder local faz com que nosso estado ocupe a vergonhosa última colocação em qualquer um dos recortes de renda feitos pelo programa Brasil Sem Miséria.
Basta dizer que temos um em cada cinco domicílios maranhenses com renda per capta de até R$ 70. Se elevarmos o recorte para a renda de até um quarto de salário mínimo, teremos 40% das famílias maranhenses nessa situação.
Em todos esses recortes, o Maranhão é o que está em pior situação social entre os 27 estados! Um estado em que estão sediadas algumas das maiores empresas do mundo, portos em ótima localização, ferrovias, energia, agricultura, pesca e pecuária, era para estar nessa situação de degradação?
A única explicação que encontramos para o quadro social em que se encontra nosso querido estado é a oligarquia e seu patrimonialismo, com o direcionamento ilegal, para grupos privados, dos recursos e ações do Estado.
O governo federal mostra real sensibilidade para a dor dos mais pobres e coragem política para mudar a situação. Dilma não usa o discurso em favor dos pobres enquanto apenas age para reproduzir a pobreza, como é hábito de muitos governantes que conhecemos por aqui.
A decisão corajosa da presidente Dilma de superar a pobreza extrema no país vai ajudar e muito o Maranhão. Não só melhorando diretamente a vida de milhares de maranhenses, que são carne, osso, sangue e sonhos dos números citados acima. Mas porque mostrará que podemos seguir um novo caminho. De cabeça erguida e sem olhar para trás, trilhar o rumo da mudança em favor da mudança. Em direção a um novo começo.