quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Justiça bloqueia contas da Prefeitura de São Francisco do Brejão para garantir salários dos servidores


clip_image001

São Francisco do Brejão - Depois de mais de uma semana acampados no prédio da prefeitura e diversas manifestações, os servidores de São Francisco do Brejão receberam uma boa notícia. O juiz da Comarca de Açailândia, Ângelo Antonio Alencar dos Santos, acatou a ação de obrigação de fazer, impetrada pelo Ministério Público do Maranhão através da promotora Dra. Glauce Mara Malheiros, e determinou hoje (31), o bloqueio das contas da prefeitura.De acordo com o MPE, a medida se fazia necessária em virtude dos constantes atrasos no pagamento dos salários do funcionalismo, situação que vem acontecendo desde o mês de agosto de 2012. “O requerido atrasa injustificadamente o pagamento dos servidores públicos municipais, o que tem por demais causado insegurança e danos aos referidos agentes, além de prejuízos no comércio local”, alega o Ministério Público na ação. A Promotoria destacou ainda que, apesar das ações judiciais que tramitam no Judiciário, onde inclusive, executa Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), “através do qual o município se comprometeu a não mais atrasar o pagamento dos servidores, a alexsituação não se modificou, somando-se mais de três meses de remuneração em atraso, juntados aos autos.”Em sua sentença (Ação de Execução de Obrigação de Fazer Nº 3646-79.2012.8.10.0022), o magistrado determinou o Bloqueio de 60% (sessenta por cento) dos recursos do FPM, FUNDEB e Fundo Nacional de Saúde, para destiná-los ao pagamento dos servidores por ordem do próprio Poder Judiciário. O juiz estabeleceu à prefeitura, que encaminhe em 48 horas, a folha de pagamento dos servidores e dos salários em atrasos para o gerente do Banco do Brasil, agência 0554-1 de Imperatriz, sob pena de pagar multa diária de R$ 10.000,00 (dez mil reais) e demais cominações legais, cíveis e criminais por crime de desobediência à ordem judicial.A sentença estabelece ainda que o município se abstenha de utilizar qualquer recurso bloqueado, dentro de cada mês, de saldar qualquer crédito enquanto não forem quitados os salários de todos os servidores e que toda documentação do pagamento seja enviada ao juízo da Comarca de Açailândia.Postado por Wilton Lima

terça-feira, 30 de outubro de 2012

UM HOMEM ACIMA DA LEI.

Parece até brincadeira mais é a pura verdade até o momento o prefeito de São Francisco do Brejão não cumpriu nem a decisão da promotora e nem a decisão do juiz. Alex Santos um homem acima da lei.O prefeito de São Francisco do Brejão já fez tudo que um prefeito não deveria fazer e nada aconteceu.

Deputado Sérgio Vieira denuncia “Caos Administrativo” instalado em São Francisco do Brejão


Deputado nova ..

São Luis - O deputado Dr. Sérgio Viera (PTB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (30), para denunciar às autoridades competentes a situação de penúria e o caos administrativo que tomou conta do município de São Francisco do Brejão, na região Tocantina.De acordo com Dr. Sérgio, o atual prefeito não conseguiu a reeleição e praticamente abandonou o município, onde não apareceu mais depois das eleições de outubro. “O prefeito eleito está com os braços atados, porque a legislação não permite que ele faça nada”, disse.O parlamentar informou que por conta do caos, os servidores da saúde, educação e da administração estão com os salários atrasados há quatro meses. “Os servidores públicos estão em greve e mais de 2.500 estudantes estão sem aula em São Francisco do Brejão”, lamenta.Como representante da região Tocantina na Assembleia Legislativa, Dr. Sérgio Viera pediu providências do Ministério Público Estadual e do Tribunal de Justiça, para resolver os graves problemas enfrentados pela população de São Francisco do Brejão.No pronunciamento, Dr. Sérgio manifestou solidariedade aos servidores públicos de São Francisco do Brejão, e prometeu acompanhar o caso e buscar a solução digna e legal junto a todas as autoridades competentes, tanto a nível estadual quanto federal.Dr. Sérgio Vieira revelou que chegou ao seu conhecimento que foi feito um termo de ajustamento de conduta entre o atual prefeito e o Ministério Público Estadual, mas os prazos se esgotaram e a Prefeitura não cumpriu os acordos com os servidores públicos municipais.“Não podemos mais permitir aquela situação de caos em São Francisco do Brejão. Peço mais uma vez que Ministério Público e ao Poder Judiciário tenham a sensibilidade de tirar a população da penúria e preservem a integridade física dos cidadãos”, afirmou Dr. Sérgio.

Só não paga os salários dos servidores se não quiser!





São Francisco do Brejão - Ma. Logo cedo verifiquei no Banco do Brasil o fechamento da receita
referente ao mês de outubro no demostrativo do nosso município, ou seja, a receita fechou com um montante  de R$ 1.009.342,91 ( um milhão, nove mil reais e trezentos e quarenta e dois reis). Agora me digam se é muito ou pouco para um município que não tem uma única obra em andamento e com praticamente  todos os seus servidores com salários atrasados. Meus Deus pra onde está indo tanto dinheiro?

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Depois de decisão da justiça que o mantém no cargo, prefeito Alex Santos precisa honrar com funcionários


O Prefeito de São Francisco do brejão Alex Santos, que por pouco não foi afastado do cargo, deverá efetuar pagamento de funcionários que estão sem receber desde agosto, nesta terça feira (30/10)!

São Francisco do brejão - O juiz de direitoÂngelo Antonio Alencar dos Santos, titular da 1ª vara da comarca de Açailandia, depois de analisar minuciosamente toda a problemática envolvendo funcionários e prefeitura municipal de são Francisco do brejão, decidiu por manter no cargo, o prefeito  Alexandre Araújo dos Santos, o“Alex”.

A decisão que saiu na última sexta-feira 26/10, garante que o prefeito permaneça no cargo, pelo menos nesse primeiro momento, por outro lado o mesmo tem até as 18h00 desta terça-feira 30/10 para pagar salários de funcionários que estão sem receber desde o mês de agosto.

O afastamento do prefeito nesse momento em que se encerra seu mandato seria muito pior para o povo de São Francisco do Brejão, principalmente para os funcionários que não tinham nem esperança de quando iriam receber seus salários. Diante de tal feito, nota-se que o magistrado deve ter feito essa mesma analise da situação. 

Falta de experiência ou de assessoria? – Como prefeito, Alex Santosdeixou muito a desejar, a quem diga que por sua pouca experiência e falta de uma boa assessoria, da qual ele só veio perceber a importância já no final do seu mandato, quando o caldo já havia derramado.  

Prefeito eleito – O prefeito eleito no último dia 07 de outubro Magnaldo Fernandes Gonçalves (PSDB), 'Magnaldo', que se elegeu com discurso de mudança, precisa tomar todos os cuidados devidos para não cometer os mesmos erros que foram à causa da derrota de Alex.

Por Antonio Marcos

domingo, 28 de outubro de 2012

Servidores de São Francisco do Brejão comemoram o dia do servidor publico acampados na prefeitura.

      Hoje 28/10/2012, os servidores de São Francisco do Brejão comemoram o dia do servido público municipal, acampados no prédio da prefeitura, tomada pela população desde dia 25/10/2012. Mesmo com salários atrasados, hospital e escolas fechadas e com o município em ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA, os mesmos ainda encontram ânimo para comemorar esse dia tão importante para toda a classe.









Fica aqui meus sinceros votos  de respeito para toda classe.

sábado, 27 de outubro de 2012

Prefeito do Brejão Alex Santos tem apenas 24h para pagar salários atrasados de funcionários


A decisão é do juiz de direito Ângelo Antonio Alencar dos Santos, titular da 1ª vara da comarca de Açailandia!

Alexandre Araújo dos Santos, o “Alex”
Açailandia – O juiz de direito Ângelo Antonio Alencar dos Santos,titular da 1ª vara da comarca de Açailandia, fazendo uso de seu bom senso, resolveu atender as reivindicações de funcionários da prefeitura municipal de São Francisco do Brejão, julgando ação de interesse dos mesmos.

Em uma decisão sensata, o magistrado decidiu nesta sexta-feira 26/10, que o prefeito daquele município Alexandre Araújo dos Santos, o “Alex”,pelo menos nesse primeiro momento não será afastado do cargo, mas que tem apenas 24h para efetuar o pagamento de funcionários que estão com salários atrasados desde o mês de agosto.

Em contato com a assessoria do prefeito, fomos informados de que nesta terça-feira 30/10, quando o município receberá repasse do fundo de participação dos municípios (FPM), a prefeitura irá efetuar o pagamento dos meses de gosto e setembro.
 
Veja decisão do Juiz!
Vamos acompanhar o desfecho de toda a situação!

Por Antônio Marcos

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

AH SE ELE FOSSE JUIZ DE AÇAILÂNDIA!


Administração 'desastrosa' do prefeito de São Francisco do Brejão repercute em todo o estado


Funcionários na frente Fórum de Açailandia

Açailândia – Revoltados com o descaso e atrocidades praticadas pelo o prefeito de São Francisco do BrejãoAlexandre Araújo dos Santos, o “Alex”, funcionários públicos que estão sem receber salários há quatro meses, na tentativa de sensibilizar ajustiça, realizaram na manhã desta quinta-feira 25/10, um manifesto em frente o Fórum de Açailandia.

Segundo os manifestantes, suas principais reivindicações, é que a judiciário julgue ações impetradas pela a 1ª Promotoria de Justiça de Açailândia em desfavor do prefeito, ajuizadas na última quarta-feira 17/10.

Alexandre Araújo dos Santos, o “Alex”
As duas ações contra Alexandre Araújo dos Santos, o “Alex”,são decorrentes do atraso no pagamento dos salários do funcionalismo municipal e do descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado exatamente com o objetivo de regularizar o pagamento dos servidores.

Pelo o fato do município de São Francisco do Brejão ser termo judiciário da comarca de Açailândia, o manifesto foi realizado em frente o fórum da cidade.

Administração desastrosa do prefeito de São Francisco do Brejão repercute em todo estado. Na manhã desta quarta-feira o caso foi noticiado no bom dia da TV MIRANTE, matéria feita pela conceituada repórter Célia Fontinele.

Ainda segundo manifestantes, o prefeito literalmente abandonou o município, segundo eles, o mesmo reside em Imperatriz e que só aparece de forma sorrateira. A última vez que foi visto na cidade foi no dia 07/10, dia da eleição, quando foi derrotado nas urnas.  
  

Por Antônio Marcos

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

População do Brejão ocupa Câmara e prefeitura e pede que processo de afastamento do prefeito seja julgado


Manifestantes ameaçam interditar a BR 010, caso a Justiça não tomemedidas urgentes para preservar o patrimônio e o erário publico!

Corredorers da prefeitura lotados
São Francisco do Brejão– Centenas de pessoas do município de São Francisco do Brejão, entre elas funcionários públicos com salários atrasados, em ato de protesto, ocupam desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira 24/10, a prefeitura e câmara municipal daquele município.
Funcionários acampados no pátio da prefeitura

Segundo os manifestantes, suas principais reivindicações, é que a judiciário julgue ações impetradas pela a 1ª Promotoria de Justiça de Açailândia em desfavor do prefeito ajuizadas na última quarta-feira 17/10.


Alexandre Araújo dos Santos, o “Alex”
As duas ações contra o prefeito de São Francisco do Brejão,Alexandre Araújo dos Santos,“Alex”, são decorrentes do atraso no pagamento dos salários do funcionalismo municipal e do descumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado exatamente com o objetivo de regularizar o pagamento dos servidores. São Francisco do Brejão é termo judiciário da comarca de Açailândia.

A Ação de Execução de Obrigação de Fazer visa obrigar o gestor a pagar os vencimentos  dos servidores municipais, que estão sem receber desde o mês de agosto de 2012, compromisso assumido em TAC, que não foi cumprido pelo o prefeito.

Já a Ação por Ato de Improbidade Administrativa com pedido de liminar requer o afastamento do prefeito do cargo, para o qual não foi reeleito nas últimas eleições, o que até agora não aconteceu.

A promotora de justiça Glauce Lima Malheiros justifica o pedido como forma de assegurar a integridade do patrimônio público, bem como de impedir que o prefeito, no cargo, interfira na apuração das irregularidades.

BLOQUEIO DE CONTAS - A fim de garantir o pagamento imediato dos salários, a promotora solicitou, na ação de execução, o bloqueio de todas as contas do Município de São Francisco do Brejão, com a proibição de que o prefeito Alexandre Araújo ordene qualquer movimentação.

Glauce Malheiros pediu ainda que a Justiça determine ao prefeito o pagamento dos salários de agosto num prazo de 24 horas; os de setembro até o dia 30 de outubro de 2012 e os de outubro até o 5º dia útil do mês de novembro, o que segundo informações também não aconteceu.

Em caso de descumprimento, foi solicitado também o bloqueio de 60% do Fundo de Participação do Município de São Francisco do Brejão, de 84% do FUNDEB (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) e de 60% do Fundo de Saúde, o que os manifestantes também estão requerendo.

Outra providência requerida prevê que o secretário de Administração do município envie, num prazo de 24 horas, ao Banco do Brasil de Imperatriz, a folha dos servidores com salários atrasados, com autorização para o pagamento, o que segundo os maiores interessados, no caso os funcionários, não aconteceu.

Improbidade - Na ação de improbidade, o Ministério Público requer a condenação do prefeito à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, proibição de contratar ou receber qualquer benefício do poder público pelo prazo de três anos e pagamento de multa de até 100 vezes a sua remuneração como prefeito.

Medidas mais drásticas – Segundo informações, os populares decidem que nos se a Justiça não tomar medidas urgentes para preservar o patrimônio e o erário publico, farão manifestação na BR 010, fechando a Belém Brasília na entrada pra a cidade de Brejão.

Por Antonio Marcos

Com informações do MP/MA

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

São Francisco do Brejão - Educação

  São Francisco do Brejão - Ma, Os professores que ha dias etão de greve por falta de pagamento não retornaram a sala de aula nesta segunda feira, pois  até o momento não receberam os vencimentos referente ao mês de setembro e só retornarão suas atividades docentes quando receberem seus vencimentos.
São Francisco do Brejão está uma calamidade só. Andando pelas ruas é lixo pra todo lado aqui está assim é um por si e todos por nada.

sábado, 20 de outubro de 2012

SÃO FRANCISCO DO BREJÃO - MP aciona Justiça para garantir pagamento dos servidores e pede afastamento do prefeito


    A 1ª Promotoria de Justiça de Açailândia ajuizou nesta quarta-feira, 17, duas ações contra o prefeito de São Francisco do Brejão, Alexandre Araújo dos Santos, ambas decorrentes do atraso no pagamento dos salários do funcionalismo municipal e do descumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado exatamente com o objetivo de regularizar o pagamento dos servidores. São Francisco do Brejão é Termo Judiciário da Comarca de Açailândia.
A Ação de Execução de Obrigação de Fazer visa obrigar o gestor a pagar os vencimentos dos servidores municipais, que estão sem receber desde o mês de agosto de 2012, compromisso assumido em TAC, que não foi cumprido.
Já a Ação por Ato de Improbidade Administrativa com pedido de liminar requer o afastamento do prefeito do cargo, para o qual não foi reeleito nas últimas eleições. A promotora de justiça Glauce Lima Malheiros justifica o pedido como forma de assegurar a integridade do patrimônio público, bem como de impedir que o prefeito, no cargo, interfira na apuração das irregularidades. 

BLOQUEIO DE CONTAS
A fim de garantir o pagamento imediato dos salários, a promotora solicitou, na ação de execução, o bloqueio de todas as contas do Município de São Francisco do Brejão, com a proibição de que o prefeito Alexandre Araújo ordene qualquer movimentação.
Glauce Malheiros pediu, ainda, que a Justiça determine ao prefeito o pagamento dos salários de agosto num prazo de 24 horas; os de setembro até o dia 30 de outubro de 2012 ; e os de outubro até o 5º dia útil do mês de novembro. Em caso de descumprimento, foi solicitado também o bloqueio de 60% do Fundo de Participação do Município de São Francisco do Brejão, de 84% do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) e de 60% do Fundo de Saúde.
Outra providência requerida é que o secretário de Administração do município envie, num prazo de 24 horas, ao Banco do Brasil de Imperatriz, a folha dos servidores com salários atrasados, com autorização para o pagamento.
Na ação de improbidade, o Ministério Público requer a condenação do prefeito à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, proibição de contratar ou receber qualquer benefício do poder público pelo prazo de três anos e pagamento de multa de até 100 vezes a sua remuneração como prefeito.

Redação: José Luís Diniz (CCOM-MPMA)

domingo, 14 de outubro de 2012

AO MESTRE , COM CARINHO!

VERDADES DA PROFISSÃO DE PROFESSOR

 Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
          A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
                                                                                          Paulo Freire

        Meus amigos e colegas de Profissão de São Francisco do Brejão é triste mais é a realidade do nosso município, nesse momento passamos por grandes dificuldades na educação, até o momento não recebemos os nosso querido e merecido salários, enquanto muitos que dizem representar o povo de São Francisco do Brejão ficam se agalfinhando pelas ruas por motivos políticos não vejo um defendendo a situação da educação, estamos a praticamente uma semana parados. Escolas fechadas uma paralisia total.

      A situação é de dar dó pois aqueles que deveriam ser reverenciados pelo seu trabalho árduo são motivos de chacotas.       Professor ganha bem não estão trabalhando porque não querem, pois salário atrasado não é motivo para paralisar as aulas. Agora meus amigos quem é obrigado a trabalhar sem receber seus vencimentos?  Trabalhamos  não porque gostamos, trabalhamos por que precisamos do trabalho para viver, pagar nossas dividas, dar comida aos nossos filhos organizar nossa casa.   Meus queridos colegas uniremos nossos forças nesse dia tão importante para a categoria,15 de outubro dia do professor, Parabéns a todos e um feliz nosso dia, e que Deus nos ilumine.



sábado, 13 de outubro de 2012

Atitude positiva: vereador diz que vai propor revisão eleitoral


Quase 70% da população é eleitora
 
São Francisco do Brejão (MA) -Em visita à redação do Jornal A Hora e Estúdio CF Produções, na manhã deste sábado, 13 de outubro, o vereador reeleito Aroldo Lira (PMDB) nos falou, e não pediu segredo, que ainda no primeiro semestre de 2013 irá propor uma revisão eleitoral no município de São Francisco do Brejão.
 
O parlamentar veio gravar sua mensagem de agradecimentos pelo votos recebidos no último dia 07, e enquanto o edil esperava pela produção do áudio, conversavamos sobre o processo eleitoral no município. Quando perguntamos qual a expctativa para o total de eleitores em 2016, visto que o aumento deste tem sido significativo; o vereador respondeu sem titubear: vai ser menor que este ano, pois iremos propor uma revisão ainda no primeiro semestre de 2013.
 
Segundo fontes que não querem se identificar, existem políticos no município que contam com base de mais de CEM VOTOS em cidades vizinhos e até estados vizinhos. "Não é justo disputar uma eleição contando só com o eleitorado local, se tem candidatos com mais de cem votos vindos de outros lugares", frisou uma atencioso analista político.
 
De já fica a dica: é bom a sociedade brejaoense observar quem vai ser contra e quem vai ser a favor de uma revisão eleitoral no município, caso essa proposta seja, realmente, colocada em pauta.
 
Nota do blog
 
Vemos a atitude do nobre parlamentar MUITO positiva. Se colocada em prática deve ser um Deus nos acuda para alguns dos vereadores eleitos no último dia 07 de outubro. Vamos ver o que vai acontecer.
 
Aroldo Lira
 
Aroldo (PMDB) foi o único vereador reeleito no pleito de domingo passado, para a legislatura 2013-2016. O parlamentar disputou sua terceira eleição. Foi primeiro suplente no mandato 2004-2008; conseguiu êxito para o mandato 2008-2012, e repetiu o feito neste ano. 
 
Origem: Blog do Radialista Carlos Ferreira

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

ABANDONADA.


São Francisco do Brejão - MA - Aquela que pouco tempo era considerada uma cidade próspera, chamada de a capital do leite padece em ruínas, fico triste em ver meu querido Brejão nessa situação, escolas de todo o município fechadas, pois até o momento eu e meus colegas de profissão estamos sem receber nossos vencimentos. Hoje 12 de outubro, mais triste fiquei, pois nossas crianças ficaram sem comemorar o seu dia.



 Na próxima segunda-feira deveria ser comemorado o dia do professor, o que antes era festejado com a união de todos os nossos colegas, infelizmente agora alem de não termos comemoração será o primeiro ano que passaremos por este dia sem receber o nosso querido e merecido salário.A sociedade deveria  perceber a importância de um GESTOR responsável, pois a ausência do mesmo pode em pouco tempo acarretar varias consequências desastrosas para o povo em geral. Desejo a todos as crianças de São Francisco do Brejão um FELIZ DIA DAS CRIANÇAS e a meus colegas de profissão um feliz dia dos professores, pois somos servidores públicos e servimos a sociedade do nosso município e não aprovamos a incompetência de qualquer que for o gestor que não cumpra com sua obrigação.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Adão Carneiro vence eleições em Brejão segundo Pesquisa (Fogos)


O INSTITUTO FOCO realizou nos dias 30/09 a 01/10, pesquisa sobre as intenções de votos para prefeito no município de São Francisco do Brejão -MA. No questionamento de forma estimulada - imageonde são apresentados os nomes dos três candidatos aos eleitores do município, constatou-se que o candidato Adão Carneiro (PT) está à frente dos outros candidatos com 41,7% das intenções de votos. Magnaldo Fernandes (PSDB) tem hoje 34,7% de citações, e na terceira colocação ficou o atual prefeito Alex Santos (PV) com 19%. Eleitores indecisos ou que não responderam, somam hoje 4,3%. Enquanto que 0,3% dos entrevistados pelo Instituto Foco, pretendem votar em branco ou anular o voto.
A pesquisa foi realizada no Período de 30/09 a 01/10 a 29 de setembro de 2012. Tendo como amostra: 300 eleitores acima de 16 anos, sendo que o Estatístico responsável foi o Sr. Félix Lopes Lima a pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sob o protocolo Nº MA-00432/2012.adao carneiro (2)
Rejeição
Quando perguntados sobre em qual(is) candidato(s) não votariam de forma nenhuma, a pesquisa constatou que o atual prefeito atinge o maior índice de rejeição, 58% dos eleitores mencionam o Alex Santos, seguido de Adão Carneiro com 18%. O candidato com menor índice de rejeição ficou com Magnaldo que pontuou 6% das menções.
Os eleitores que declaram que poderiam votar em branco ou em qualquer um dos candidatos somam 2%, ao passo que 16% disseram que não sabem ou não quiseram responder.

Adão Carneiro vence eleições em Brejão segundo Pesquisa (Fogos)


O INSTITUTO FOCO realizou nos dias 30/09 a 01/10, pesquisa sobre as intenções de votos para prefeito no município de São Francisco do Brejão -MA. No questionamento de forma estimulada - imageonde são apresentados os nomes dos três candidatos aos eleitores do município, constatou-se que o candidato Adão Carneiro (PT) está à frente dos outros candidatos com 41,7% das intenções de votos. Magnaldo Fernandes (PSDB) tem hoje 34,7% de citações, e na terceira colocação ficou o atual prefeito Alex Santos (PV) com 19%. Eleitores indecisos ou que não responderam, somam hoje 4,3%. Enquanto que 0,3% dos entrevistados pelo Instituto Foco, pretendem votar em branco ou anular o voto.
A pesquisa foi realizada no Período de 30/09 a 01/10 a 29 de setembro de 2012. Tendo como amostra: 300 eleitores acima de 16 anos, sendo que o Estatístico responsável foi o Sr. Félix Lopes Lima a pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sob o protocolo Nº MA-00432/2012.adao carneiro (2)
Rejeição
Quando perguntados sobre em qual(is) candidato(s) não votariam de forma nenhuma, a pesquisa constatou que o atual prefeito atinge o maior índice de rejeição, 58% dos eleitores mencionam o Alex Santos, seguido de Adão Carneiro com 18%. O candidato com menor índice de rejeição ficou com Magnaldo que pontuou 6% das menções.
Os eleitores que declaram que poderiam votar em branco ou em qualquer um dos candidatos somam 2%, ao passo que 16% disseram que não sabem ou não quiseram responder.